Sei que não sou maioria no universo nerd, mas eu adoro esportes. Eu curto qualquer tipo, claro que uns mais e outros menos, mas o que me chama a atenção não é somente a dinâmica de jogo, eu curto toda a narrativa que uma disputa traz. Temos a superação, a rivalidade, a disputa entre os elementos principais e que junto com o elemento humano pode criar histórias fantásticas. E como estamos em época de Olimpíadas, fiz uma lista com 5 filminhos que melhor capturam esse espírito que o esporte transmite.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Rocky

Esse é meio que auto explicativo. Tanto a história de Stallone quanto a de Rocky exalam superação e nisso o filme se supera ao transmitir a história do boxeador que ninguém dava nada e, apesar de tudo, consegue alcançar seus objetivos, a jornada do herói clássica, afinal como diz o Garanhão Italiano “A vida não se trata de quão forte você pode bater. Se trata de quão forte você pode ser atingido e seguir em frente”.

Rush- No Limite da Emoção

Talvez o melhor filme de esportes de motor já feito. A rivalidade travada nos anos 70 entre o inglês James Hunt (Chris Hemsworth) e Niki Lauda (Daniel Brühl) ganha uma vida para nova geração e mostra como o esporte evoluiu e como pode ser usado para atingirmos nossos limites, mas como também essa cobrança pelo melhor pode se tornar uma jornada auto destrutiva.

Invictus

Invictus conta a história que todo mundo sabe (ou pelo menos deveria saber). Morgan Freeman da vida á Nelson Mandela. Mandela tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto, chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã. E o resto é história chapa.

 

Carruagens de Fogo

Um dos únicos da lista que trata de esportes olímpicos, ele acompanha a preparação da seleção inglesa de atletismo para as Olimpíadas de 1924 que foi disputada em Paris. Esse é talvez o filme mais difícil de se assistir pelo seu ritmo lento, mas se você se propor vai descobrir uma incrível história de superação com elementos bastante humanos dentro de uma trilha sonora incrível.

 

Jamaica abaixo de zero

Baseado em fatos reais, este é um bom exemplo de como o cinema pode ajudar a disseminar um esporte pouco popular. É claro que as nossas condições climáticas não são as mais favoráveis para a prática do trenó, mas as condições da Jamaica também não eram e continuam não sendo favoráveis, e ainda sim o país conseguiu mandar sua equipe de trenó para os jogos de inverno do Canadá que aconteceu em 1988. O filme encanta pela história e pelo trabalho em equipe dos jovens jamaicanos, a empatia com os personagens é tamanha que é quase impossível não prender a respiração quando eles vão fazer uma curva perigosa.

 

Bônus: Space Jam

Se você não viu esse filme na sua infância só lamento o que perdeu, Michael Jordan jogando basquete com o Pernalonga é o suficiente para garantir seu lugar nessa lista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here