Firewatch é um game indie de aventura, com visão em primeira pessoa, desenvolvido pela Campo Santo para as plataformas PS4 e PC. Foi lançado oficialmente no começo de Fevereiro e de lá pra cá conseguiu atrair a atenção do público e da crítica especializada devido a sua narrativa e seus gráficos. A equipe do Nerdista já finalizou Firewatch e irá te apresentar 5 motivos pelos quais você deve dar uma chance ao game. Mas primeiro uma breve sinopse do jogo.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Resumão

Wyoming, 1989. Seu nome é Henry e você vinha batalhando para cuidar sozinho da sua esposa Júlia, que sofre de Alzheimer. Quando a situação fica insustentável e a família de Júlia decide levar ela de volta para Austrália, para cuidar dela, você decide aceitar o emprego de Firewatch, uma pessoa que mora isolada da civilização e tem a função de cuidar para que não hajam focos de incêndios em uma reserva florestal. Esse emprego é um oportunidade de fugir dos seus problemas. A única pessoa com quem você pode trocar palavras durante o jogo é Delilah, uma Firewatcher assim como você e que mora em um posto que fica a quilômetros do seu.

firewatch

A dinâmica do jogo começa simples: seguir as instruções de Delilah, terminar suas tarefas na floresta e voltar ao seu posto. Obviamente as coisas não permanecem assim. O trama começa a se encher de mistério. Será que você está mesmo sozinho na floresta? Por que alguém bagunçaria suas coisas enquanto você estava fora? Isso tem algo a ver com os desaparecimentos que rolaram há algum tempo atrás? E o mais importante: você e Delilah estariam começando a gostar um do outro, mesmo quando você ainda está casado com Júlia?

Achou legal? Agora vamos à lista!

1 – Os diálogos

Nesse jogo você vai andar muito, e conversar muito. Henry mantém contato frequente com Delilah, sua supervisora, e é aí que está uma das partes mais preciosas do game na minha opinião. Apesar de só haver um final, o jogo te dá muita liberdade na hora de se comunicar com sua chefe. Você pode inclusive escolher não respondê-la. O mérito aqui deve ser divido entre a sagacidade do roteiro e a performance acima da média dos dubladores, que seguram a narrativa quase toda sozinhos.

firewatch

2 – Quase não tem música, mas quando tem…

… é impossível não se arrepiar. Os momentos em que o jogo te apresenta a trilha sonora nunca são aleatórios. As músicas sempre traduzem o sentimento que dá o tom no momento: contemplação, tristeza, nostalgia, intriga e por aí vai. De acordo com o meme, “não há o que falar, apenas sentir”. Clique no player abaixo e tire suas conclusões.

3 – Cada frame, uma pintura

Não estamos falando de gráficos ultra-realistas. O jogo aposta numa atmosfera que lembra as animações da Pixar, com paisagem cheias de cor e personagem com formas simples a lá Team Fortress, para representar a reserva florestal onde Henry passará algum meses.

Essa é a característica que primeiro chama a atenção no jogo, e os produtores sabem disso. Em certo momento da história você encontra uma máquina fotográfica que usa para registrar os lindos momentos que esse jogo vai te proporcionar. Firewatch também te permite receber todas as fotos que tirou durante o campanha por email, como uma espécie de souvenir. Vou te falar, as chances de saírem fotos dignas de serem emolduradas são altas.

Firewatch

4 – Fácil de jogar

Aperte M para consultar o mapa, C para acionar a Câmera e Shift para usar o Walkie-Talkie. Ao contrário da trama, a jogabilidade de Firewatch não tem nenhum mistério. Jogar no teclado pode dar um pouco de desconforto por causa da localização de algumas teclas, mas não é nada que comprometa a experiência. Lembrando que, apesar da forma como o game foi divulgado, Firewatch não é um jogo de sobrevivência. Então não precisa jogar com receio de morrer por falta de agilidade com os botões.

firewatch

5 – Rapidinho você zera

Caso você não seja um gamer com G maiúsculo, acostumado a campanhas de 12 horas, pode ficar tranquilo. Firewatch pode ser degustado em sua plenitude em até 3 horas (ok, pode demorar um pouco mais caso suas habilidades de localização sejam iguais as minhas.) No entanto, a curta duração do game não compromete a história. Nada é apressado. É como jogar um filme em primeira pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here