No último dia 23 de julho, os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá ganharam o “Oscar dos quadrinhos” – prêmio Eisner Awards – na categoria de melhor adaptação com a HQ Dois Irmãos, do escritor amazonense Milton Hatoum. A estatueta vai para uma vasta galeria de prêmio dos gêmeos. Baseado nisso e com o intuito de divulgar as produções nacionais, segue uma lista com cinco nomes não muito conhecidos do grande público, mas que mesmo longe dos holofotes destinados a Marvel e DC merecem ser lidos.
Leia também outro post com personagens e Hqs menos conhecidos

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

quadrinhos

1 – Dois Irmãos

Baseado no romance do escritor amazonense Milton Hatoum, a obra conta a história dos irmãos gêmeos Yaqui e Omar, suas diferenças e a relação desses com seus pais e demais familiares. A história se passa em Manaus, nos quadrinhos além da reconstrução da cidade vemos temas bastante pesados como vingança, traições e incesto. Toda a adaptação do romance para os quadrinhos levou cerca de 4 anos para ser concluída.

quadrinhos

2 – Daytriper

Também premiada com o prêmio Jabuti e o Eisner de 2011, Daytriper narra as aventuras de Brás de Oliva, um escritor de obituários que sonha um dia ser um grande escritor. Aqui os irmãos mais uma vez demonstram sua capacidade de aplicar aos quadrinhos uma grande dose de sensibilidade e lirismo. A história de Brás de Oliva surge de algo banal, mas percorre caminhos de aventura e mágica. Menos ação do que normalmente é visto em HQs, mas vale muito a pena conferir.

quadrinhos

3 – Yuri Quarta-Feira de Cinzas

De Daniel Og – Esqueça a sensibilidade e o lirismo das obras citadas acima – publicado pela Conrad Editora, Yuri conta a história de um carnaval do Rio de Janeiro bastante particular. Nessa história acompanhamos a saga de Yuri que, depois de um suicídio, volta a vida em pleno carnaval carioca. No entanto Yuri está decidido a voltar para o mundo dos mortos, e para essa missão contará com a ajuda de Andrei, um ladrão de carros que decide ajudá-lo. Embora o humor seja a principal marca do quadrinho, as quase 270 páginas carregam uma forte dose de ironia e crítica aos bons costumes.

quadrinhos

4 – Có e Birds

Inicialmente conhecido por suas charges futebolísticas do jornal Lance, Gustavo Duarte partiu para uma carreira mais autoral e a partir daí produziu uma série de livros bastante elogiados pela crítica especializada. O traço fino, limpo, mas cheio de detalhes, é uma das marcas de Gustavo, além disso o humor negro presente em suas histórias sempre surpreende. Lançado pela Cia das Letras, Có & Birds possui duas histórias: em Có uma pequena fazenda é invadida por ET’s que fazem uma estranha modificação na vida do fazendeiro e dos animais. Já em Birds, acompanhamos um dia de trabalhos de dois pássaros quando são surpreendidos pela visita da morte em seu escritório.  Os quadrinhos de Gustavo Duarte são feitos apenas de ilustrações, não possuem diálogos, mas nem por isso a história contada é diminuída. Quadro a quadro as ilustrações de Gustavo Duarte lembram muito o cinema, seja pelo ritmo ou pelo enquadramento.

quadrinhos

5 –  Diomedes – A trilogia do acidente

Se hoje Lourenço Mutarelli é um culturado escritor, um dos seus livros deu origem ao filme “O Cheiro do Ralo”, foi nos quadrinhos que o autor realizou seus primeiros trabalhos, muito elogiados também. Diomedes narra a história de um detetive, porém esqueça o tom noir de obras como Spirit, os personagens de Mutarelli são sempre atormentados pela morte e por traumas pessoais que parecem não ter solução. Diomedes é um delegado aposentado, gordo e, até onde ele sabia, sem grandes aptidões para desvendar crimes ou mesmo ser visto como algum herói justiceiro. Num cenário sempre desfavorável, Diomedes parte em busca de desvendar o enigma de Enigmo. Também numa linha bem diferente de Marvel ou DC, os quadrinhos de Lourenço Mutarelli se esgotam facilmente e muitas vezes são vendidas a preço de ouro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here