O que falar sobre essa obra maravilhosa? Não sei nem por onde começar, por ser uma história tão complexa.  Mas se você gosta de animes, mangás, com certeza irá amar.  Isso não há dúvidas.  Akira é aquele tipo, ou você gosta ou você não gosta, não tem meio termo.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

E por que estou  falando sobre Akira?  O motivo é dele ter sido revolucionário na década de 80.  O mangá foi escrito por Katsuhiro Otomo em 1982.  Devido ao sucesso, em 1988 foi lançado um longa-metragem dirigido pelo próprio Otomo.  A história se passa depois da explosão atômica na 3° Guerra Mundial em 2019. Tóquio é reconstruída e ganha um novo nome, Neo- Tóquio. Nessa cidade conhecemos Shotaro Kaneda e Shima Tetsuo. São novos membros da gangue de motoqueiro que acabam colidindo com uma criança misteriosa. Após o acidente, Tetsuo é levado para o hospital para um programa governamental junto com a criança. Devido aos testes feitos com a criança misteriosa, despertaram poderes paranormais de Tetsuo que irá usar sua raiva contra Kaneda, seu melhor amigo.

Curiosidades:

  • As falas foram gravadas antes da animação ser feita. Uma coisa que os americanos fazem muito. Já no Japão é ao contrário.
  • O orçamento foi de quase US$ 10 milhões. Um recorde para animação japonesa.
  • Na dublagem americana, quem faz a voz de Kaneda é o Johnny Yong Boshc, o Adam de Power Rangers de 1993. Lembra dele?

johnny-yong-bosch

  • Em uma cena do motim, quando Kei é empurrado por um homem, na camisa dele está escrito “Young Magazine”. É o nome da revista que na época Akira era lançado no formato bimestral.

Young-Magazine (1)

Um anime revolucionário

E porque ele é revolucionário? Por causa dos efeitos inovadores. É composto de 2.212 fotos, 1600 imagens únicas, que é 2/3  mais do que uma animação normal. 327 cores diferentes. Umas 50 foram criadas com exclusividade para o filme.

A trilha sonora foi concluída sem algum compositor ter visto ou lido o roteiro.  A música teve que ser editada para poder encaixar em algumas cenas.

Mas quando você tiver oportunidade de ver, por favor, assista. Esse anime é uma obra-prima que sempre será lembrada. E se você tiver blu-ray, assista nesse formato, porque está lindo. Não tenho nem palavras pra descrever. E por que Akira? É o nome do projeto governamental.

Agora não vou falar mais nada. Assista e espero que goste. Esse anime marcou uma geração e com certeza  marcará várias.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here