Quem palpitou no Oscar 2016 viu o quanto a temporada passada foi concorrida. Na maioria das categorias sempre havia mais de um favorito. Houve poucas “barbadas”, como Divertida Mente para Melhor Animação ou Brie Larson como Melhor Atriz por O Quarto de Jack. Filmes como Mad Max, O Regresso, A Grande Aposta e Spotlight dividiram a atenção dos votantes e do público. Mas, para o Oscar 2017, alguns favoritos já estão sendo desenhados mesmo sem ainda nem ter saído a lista de indicados, que sai no próximo dia 24.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Ainda é cedo para dizer quem deve ganhar de fato e a Academia costuma premiar algumas zebras. Alguém acertou a vitória de Crash sobre Brokeback Mountain?. Mas muita coisa já começa a clarear para a grande festa do cinema mundial, que acontecerá dia 26 de fevereiro.

Por exemplo, com a vitória esmagadora de La La Land no Globo de Ouro, dificilmente alguém vá tirar dele os prêmios principais da noite, como Melhor Filme, Direção e Roteiro Original. E isso vale para algumas categorias técnicas. Teve alguma trilha em 2016 que superou a de La La Land? E alguma outra canção se saiu melhor do que City of Stars?

Sem contar que, La La Land ainda é forte candidato em Montagem, Fotografia, Figurino e Design de Produção.

Se esse favoritismo de La La Land se confirmar, ele será o Titanic deste ano?

É justamente por isso que os possíveis prêmios de Melhor Ator e Atriz para Ryan Gosling e Emma Stone, respectivamente, ainda são uma incógnita. A Academia adora distribuir seus prêmios para não deixar ninguém “na mão”. No mesmo ano que Titanic bateu recordes e faturou 11 Oscars, Helen Hunt venceu o prêmio de Melhor Atriz por Melhor é Impossível. Derrotou até Kate Winslet, que concorria por Titanic. Gloria Stuart foi derrotada por Kim Basinger na categoria de Atriz Coadjuvante, que venceu pelo seu papel em Los Angeles – Cidade Proibida.

Oscar 2017

Para Melhor Ator, Casey Affleck é um nome forte por Manchester à Beira-Mar, assim como Denzel Washington por Fences.

Oscar 2017

Mas, e a Melhor Atriz? A safra está muito boa e vai ser difícil escolher apenas uma. Emma Stone surge como favorita, mas também não dá para descartar Isabelle Huppert por Elle, Natalie Portman por Jackie, Jessica Chastain por Miss Sloane e Amy Adams por A Chegada.

Como já dito, a safra de atrizes está muito boa.

Por falar em A Chegada, o elogiado filme de Denis Villeneuve deve correr por fora e deve abocanhar uns 2 ou 3 prêmios técnicos. Talvez seja indicado de Mixagem, Edição de Som e Efeitos Visuais.

Por falar em Efeitos, é outra categoria forte. Além de A Chegada, Rogue One, Doutor Estranho, Animais Fantásticos e Mogli também devem concorrer, mas a ficção de Denis Villeneuve está um corpo na frente dos demais.

Ainda nas categorias principais, há outros dramas correndo por fora e querendo ser o “Los Angeles – Cidade Proibida” deste ano. Moonlight, Lion e Manchester à Beira-Mar são grandes nomes e não há o que duvidar de um prêmio de atuação ou roteiro aqui e ali.

A categoria de Longa de Animação também não está diferente: a safra está boa, mas já tem um favorito declarado: Zootopia foi unanimidade entre público e crítica e novamente a Disney deve sair vitoriosa nesta categoria, mas o caminho não será nada fácil, já que muitos querem a “vaga” de Zootopia, inclusive animações da própria Disney, que é o caso de Moana e Procurando Dory. O elogiado Kubo e as Cordas Mágicas também deve ser indicado, assim como Sing, da Illumination, que é a principal concorrente da Disney (coisa que a Dreamworks um dia já foi). E como nesta categoria também há espaço para as animações independentes, filmes como Ma Vie de Courgette e A Tartaruga Vermelha podem figurar entre os indicados.

Os indicados ao Oscar saem dia 24 de janeiro e a festa será dia 216 e fevereiro, bem no domingo de carnaval.

Estão abertas as alas para a temporada de premiações deste início de ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here