Quando surgiram os primeiros jogos também surgiram as primeiras competições os envolvendo. Com a criação do Spacewar em 1972, o primeiro jogo eletrônico, surgiu a Olimpíada Intergalática de Spacewar com uma premiação de uma assinatura da revista Rolling Stones.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Da década de 1980 até o surgimento da banda larga eram mais comuns as competições locais. Em meados de 2000, com conexões mais robustas, foi possível a realização competições mundialmente conhecidas com participantes em diversos países. Assim as competições acabaram se difundindo, aumentando as premiações e, consequentemente, a audiência.

No entanto, antes de Counter Strike ser um sucesso como jogo online, ele precisou ser descoberto com potencial competitivo, afinal não basta que o jogo tenha batalhas multijogadores, raking e competições. Um exemplo recente de como um jogo depende de ser abraçado pela comunidade para ser um eSport de sucesso é o Evolve.

Evolve é um jogo de FPS (Tiro em primeira pessoa, em tradução livre do inglês) desenvolvido pela Turtle Rock Studios que foi anunciado em janeiro de 2014, tinha data de lançamento para o fim deste ano, mas foi lançado só em fevereiro de 2015.

esport

Seu sistema de batalha parecia promissor, quatro jogadores contra um que seria o monstro a ser caçado. No seu lançamento recebeu boas críticas, porém com o tempo as críticas negativas começaram a aparecer. Evolve possuía um sistema de progressão ruim e uma narrativa fraca, além de cobrar por diversos DLCs que poderiam fazer parte do jogo base.

Evolve foi desenvolvido para ser um sucesso do eSport, porém, mesmo com competições com premiações relativamente altas, não alcançou o panteão de eSports jogados por milhões.

Overwatch também é um FPS multijogador. Foi desenvolvido pela Blizzard Entertainment, mesma desenvolvedora do World of Warcraft e Starcraft, e foi lançado em maio de 2016.

Com 15 milhões de jogadores em três plataformas diferentes, PS4, Xbox One e PC, Overwatch já pode ser considerado um sucesso.

esport

Mas o que diferencia um jogo do outro? Por que Evolve que foi um jogo desenvolvido pensando no sucesso acabou de lado no cenário e Overwatch já possui campeonatos com premiações altas e equipes profissionais com alto patrocínio?

Desde o princípio Overwatch disse para que veio. Um jogo base com que precisa ser comprado e que não lhe priva de todos os recursos através de um muro de dinheiro. Todos os heróis disponíveis inicialmente junto com uma desenvolvedora que por si só já garante milhões de jogadores e desenvolvedores antenados com que a comunidade dizendo.

Overwatch ainda não é o sucesso que Dota 2 ou League of Legends é, mas tem um caminho promissor para o panteão dos eSports.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here