Esse último domingo (24) foi um dia bem atípico para os jogadores de jogos eletrônicos em geral. Assim como eu, vi várias pessoas que contavam as horas para que esse domingo chegasse para vermos o nosso Dota 2 ser transmitido no SporTV.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Dota l
Créditos pela imagem: fb.com/renatoesper

Quero dizer algumas coisas sobre como vai ser daqui para frente e o quanto eu estou otimista pelo futuro. Nós que somos amantes de games, e-sports e de toda cultura geek em geral, temos que ter uma certa cautela quando algo dessa magnitude acontece, já que não queremos que isso seja divulgado de forma errônea. Sabemos também que pessoas envolvidas nesse meio de entretenimento já afirmaram inúmeras vezes que os “atletas de e-sports não são atletas de verdade, já que só ficam em frente ao computador” e que “prefeririam perder o emprego do que se ‘submeter’ a isso”. Eu tenho algo para dizer a essas pessoas: cuidado. É, cuidado, já que agora temos uma chance real de mostrar que atletas de e-sports são atletas sim, sendo que eles têm que se dedicar a isso, treinar, dar suas vidas ali, naquele “joguinho”. Pode parecer pouca coisa o que eles fazem, mas isso não é nada fácil. Se não houver dedicação e treinamento diário, não conseguirão sobreviver disso. Engraçado que expondo esses fatos, poderíamos muito bem estar falando de futebol ou qualquer outro “esporte normal”.

Dota ll

Ademais, as coisas estão ficando sérias. Li e ouvi algumas pessoas falarem que o prêmio do The International 5 foi um grande prêmio, mas que não vai influenciar muito nas mudanças sobre o e-sports. Olha, eu tenho uma péssima notícia para você, meu amigo: influenciou, está influenciando e vai influenciar ainda mais e sabe por quê? Porque desses oito, nove meses para cá, algumas coisas mudaram. A maior delas, a SporTV cobrir a semi final e a final de um campeonato de Dota 2. Outra coisa é sobre o valor do The International. Foram apenas 18 MILHÕES DE DÓLARES ao todo, sendo que a equipe campeã desse ano (a equipe americana Evil Geniuses) levou somente 6,6 milhões de dólares para casa.

Dota EG

Falando especificamente agora da transmissão do SporTV, não poderia deixar de expor alguns erros. Nos primeiros dois dias de transmissão – que foi via internet – o áudio e o vídeo deixaram a desejar. Outro aspecto é que a narração ficou um pouco confusa por causa dos termos. Usar palavras como “dive”, “gank”, “carry” é algo comum para um jogador de Dota 2 que joga com frequência, mas eu creio que haviam muitos iniciantes e que ficaram confusos por causa disso. Eu percebi que faltou uma certa padronização nesse quesito, mas não foi algo que comprometeu a narração. Não estou questionando, de forma alguma, a narração em si feita pelo Diego Hads, cujo sou muito fã e nem do GRD. Só sinto que faltou um padrão na narração. Apenas isso.

Dota 2l

Também não os culpo, até porque sempre narraram na Twitch, onde não tem problema nenhum usar esses termos. Um ponto que chegou a me incomodar foi a mesa de análise. Foi algo muito superficial e poderiam ter trabalho melhor em cima disso (SporTV, podem me contratar para fazer a análise, estou à disposição).
Falando em Twitch, espero que isso venha para ajudar, de alguma forma, os canais brasileiros que narram vários jogos de Dota 2 ganhando pouco, ou quase nada, por isso. Sou testemunha para dizer que fazem isso com muita competência, a nível internacional, narrando jogo madrugada a dentro, de manhã, de tarde, de noite. Espero muito que, por algum motivo, o pessoal da NoMadTV, ImpetusTV e o SangueV ganhem mais visibilidade e porque não, serem contratados para somar nas próximas narrações que vierem. Canais que merecem todo nosso respeito e suporte.

DW

Iniciativas para chamar mais jogadores para nosso Dota 2 são sempre bem-vindas e o projeto mais novo é do Dota World, que consiste em uma caixa com conteúdos exclusivos, camisas, produtos e comentários sobre o Dota nacional e internacional.

Eu li muitas coisas sobre o que vai acontecer de agora para frente e nesse ponto eu prefiro ser bem otimista, já que o sonho é real. Nós mostramos o quanto o e-sports tem a oferecer e o quanto ele é grande. Grande não, gigante. O e-sports é gigante.

Dota TI

Não há dúvida nenhuma sobre o quanto o público é fiel e que vai estar sempre acompanhando, seja na internet ou na TV.
No geral, foi um domingo marcante para todos os fãs de e-sports. Para aqueles que jogam CS:GO, ficaram felizes com todas e portas abertas que a SporTV deixou, mostrando que não irão parar por aí. Até mesmo os jogadores que preferem um jogo mais simples e fácil, como o League of Legends, devem ficar felizes por essa vitória do e-sports.

Quando se trata de esportes eletrônicos, não existe nenhuma diferença entre nós e o desejo comum nos une.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here