Segundo o forum gamerNeoGAF e o site Steamcharts, sites que pegam as informações dadas pela Valve e transformam elas em informações mais detalhadas e gráficos, houve um decréscimo substancial no número de jogadores de Dota no mês de Setembro.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Em Julho haviam 606.944 jogadores ativos de Dota 2, já em Setembro esse número abaixou para 510,522, o que representa uma queda de 16%.

1453668098229396372

Em comparação, nos anos anteriores também houveram quedas no número de jogadores mas nenhuma tão bruca quanto essa. Vejam por exemplo no período de Julho a Setembro de 2014, houve uma queda de 4% no número de jogadores.

aaa

Já em 2013 a queda foi de 5,5%.

1453668098340886676

Em 2012 houve um acréscimo no número de jogadores mas ainda era muito próximo do lançamento de Dota 2, o que não dá muita margem para qualquer comparação.

bbbbbbbb

Mas o que será que aconteceu para uma queda tão brusca ocorrer de repente? Tenho algumas teorias.

Algumas pessoas simplesmente pararam de jogar Dota 2 já que no hemisfério norte agosto é o início do ano letivo. Todo mundo está voltando pra escola, outros estão voltando de suas férias de Agosto, etc. Aqui no Brasil e no hemisfério sul é fim de ano, o que faz com que os jogadores ainda em idade colegial se dediquem mais aos estudos afim de serem aprovados na escola. Tem também o fato do The International desse ano ter acabado, o que acaba por diminuir o interesse geral das pessoas pelo jogo. Em concorrência com esse fato temos que levar em consideração que os dois maiores mobas competidores com Dota 2 estão realizando ou vão realizar seus torneios por agora, vide League of Legends World Championship e o Blizzcon Tournament.

Por último minha teoria favorita, a de que muita gente deixou de jogar Dota 2 por causa da sua última maior atualização, o Dota Reborn. A atualização deixou a interface do jogo mais pesada, até o jogo no geral ficou mais bonito o que requer mais dos PC’s da galera. Quem não consegue rodar o jogo acaba por deixar de jogar moba ou opta pela concorrência que oferece jogos que não exigem tanto de suas máquinas.

Enfim, só temos especulações. Enquanto não sai uma explicação oficial nós queremos saber o que você acha. Concorda com alguma das minhas teorias? Tem sua própria? Deixe aí nos comentários o que você acha dessa situação toda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here