Gilmore Girls foi uma das últimas séries de TV de fato: em uma era pré-internet banda larga, uma época em que as pessoas ainda se sentavam à frente da televisão e apreciavam o episódio de sua série favorita.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Gilmore Girls estreou na fall season de 2000 e durou até 2007, foi um grande sucesso de público e crítica, e a Netflix já anunciou que a nova temporada estreia em novembro deste ano, com 4 episódios de 90 minutos.

gilmore girls

Foi no mínimo estranho saber que essa famosa série demorou quase uma década para voltar, pois ela ainda tinha material para um retorno, ou uma 8ª temporada, além do mais, com vários personagens que entraram na graça do público, também havia material para possíveis spin-off’s e para aprofundar melhor o perfil de algum coadjuvante da série principal.

Também há mais um detalhe: com exceção de Melissa McCarthy, ninguém do elenco teve uma carreira consolidada. Alguns fizeram só Gilmore Girls.

As duas protagonistas até fizeram algo: Lauren Graham foi a Sarah em Parenthood e Alexis Bledel fez uma participação em Sin City, protagonizou o agradável Quatro Amigas, Um Jeans Viajante e fez uma ponta em Mad Men, onde conheceu o seu marido, Vincent Kartheiser, mas nenhum papel marcante.

A própria criadora da série, Amy Sherman-Palladino, não teve exatamente uma carreira consolidada com o final de Gilmore Girls.

gilmore girls

Em todo caso, foi uma grande experiência rever esta série, rever as histórias e os personagens que nos apaixonamos no início do século. E por ser uma série que conversa com a sua geração, foi muito bom ver os costumes do início dos anos 2000 e acompanhar a evolução das coisas: as personagens começavam a falar em celulares e redes sociais.

E para quem assistiu à série na época, ter crescido com elas foi um efeito muito parecido para quem cresceu junto com o elenco de Harry Potter.

É mágico imaginar o que os roteiristas estão aprontando para a nova temporada. Mas, a pergunta é: já que a série fala dos costumes da época, ela ficou datada?

A resposta é: nem um pouco! Muito pelo contrário, uma das magias da série é essa: acompanhar como eram as coisas há 16 anos e fazer alguma alegoria com o mundo atual.

E tem mais: se a história é boa, ela não fica datada. A tecnologia pode ficar datada, isso vale para filmes, games e HQs também, mas a história deve permanecer. É assim que nascem os grandes clássicos.

Saiba sobre a nova série: Crônicas de Frankenstein

A série Gilmore Girls

Gilmore Girls conta a história de Lorelai Gilmore e sua filha, Rory, em uma pequena cidade fictícia chamada Stars Hollow.

gilmore girls

Logo no primeiro episódio, descobrimos que Rory conseguiu uma vaga no renomado colégio privado Chilton, que pode garantir a ela uma boa chance de entrar em Harvard, seu grande sonho. Não demora muito para entrarmos em alguns atos que se tornariam costumes ao longo das 7 temporadas: os pais de Lorelai e avós de Rory, Emily e Richard, são esnobes e arrogantes de certa forma, mas financiam os estudos de Rory em troca de jantares às sextas-feiras. Lorelai e Rory são viciadas em café e frequentam religiosamente o restaurante do Luke, outro personagem fundamental da série. Lorelai é gerente de um hotel e seus funcionários, Michel e Sookie (papel de Melissa McCarthy), são um grande alívio cômico. Paris e Lane são as melhores amigas de Rory, esta última, com uma mãe autoritária e religiosa.

gilmore girls

Em uma série de 22 episódios por temporada, existem mudanças de cenário e de situações, mas a série sempre volta para esses elementos citados: o café no restaurante do Luke, o jantar na casa dos avós, o trabalho no hotel e por aí vai.

O envolvimento emocional é inevitável, sobretudo com as protagonistas: a relação entre mãe e filha é apresentada de forma íntegra e a série não tenta transformá-las em heroínas nem vilãs. Elas são humanas: têm desejos, vontades, erros, acertos e há um pouco de Lorelai ou Rory em qualquer um de nós (homens também!).

O espectador torce por elas, não por serem boazinhas, mas por serem verdadeiras. E embora elas sejam apresentadas como personagens diferentes (Rory é estudiosa e sua mãe a teve com 16 anos em uma gravidez precoce) no fundo, elas são iguais.

Não são poucos os episódios em que elas estão em locais diferentes, mas fazendo praticamente a mesma coisa. Tudo isso é fruto de um bom roteiro e de uma boa montagem também.

O ponto alto da série é no final de uma temporada e início da outra, onde Rory teve uma relação sexual em sua casa, sua mãe descobre e o diálogo entre as duas é arrepiante. A temporada termina com um ponto de vista e o episódio seguinte, que é o início da outra, vem com um novo ponto. E a montagem faz isso de forma brilhante.

 

gilmore girls

Mas nem tudo funciona em Gilmore Girls, alguns relacionamentos de Lorelai não fazem sentido, mas o problema maior é com sua filha, Rory: todos os seus namorados são fracos como personagens e isso foi um problema não só de atuação, mas de roteiro também. Rory é uma moça inteligente e racional, mas isso cai por terra quando o assunto é relacionamento. Ela se envolve com um sujeito que não gosta de estudar, com outro casado, mas o fundo do poço foi seu relacionamento com um jovem que é arrogante, vive pisando nela e, para piorar, sua família milionária a destrata por sua condição e insinua que ela seja uma moça interesseira.

Além do mais, em todas as temporadas a história se estica demais e não justifica os 22 episódios. Ok, em uma série de TV aberta isso é inevitável, mas Gilmore Girls tinha personagens e história para não deixar isso acontecer, menos por culpa dos roteiristas e mais pela pressão do canal CW. A Netflix, por ser um veículo fechado, pode corrigir isso.

Mas apesar dessas ressalvas, Gilmore Girls é uma grande série, para sempre em nossos corações e faz com que crianças de 8 a 80 anos e de todos os gêneros se apaixonem por Lorelai e Rory.

Gilmores Girls para sempre!

Leia sobre o motivo da falta de criatividade em Hollywood

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here