Muitos protagonistas assumiram o papel de Doctor Who ao longo das décadas — 12, para ser mais preciso. Ainda assim, uma das inúmeras marcas da série não é a variedade. Basicamente, todos eles foram homens-brancos-cis-héteros e isso, por si só, não é problema nenhum. Acredito que há contextos e contextos para se exibir e representar a diversidade e, nesse caso, muitos fãs consideram que as características citadas estão no cânone do personagem.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Entretanto, há quem defenda que, após mais de meio século no ar, uma mexidinha nesse status quo pode ser a virada que a série precisa para não perder seu público cativo ou conquistar novos espectadores fiéis. E é aí que entra Hayley Atwell nessa história. Conhecida por seu papel como a agente Peggy Carter, ela participou de uma sessão de perguntas e respostas no Twitter e fez muitos fãs ficarem empolgados:

Em bom português, a moça perguntou se ela gostaria de participar de Doctor Who. A resposta? “Eu gostaria de SER Doctor Who”.

Não sei quanto a vocês, mas eu sou super a favor dessas pequenas transgressões envolvendo universos fictícios e personagens. Esse tipo de coisa é bastante comum, inclusive, nas histórias em quadrinho. Indo para o lado da Marvel, lembro-vos que Wolverine já foi gay e teve um caso com o Hércules, e que o Nick Fury antes de ser negro e careca (como se tornou o convencional agora), já foi branco e ostentava um cabelinho estiloso.

Não se trata nem apenas da questão de representar minorias (coisa para a qual muita gente torce o nariz), mas de explorar novas possibilidades e contextos para os personagens. Se bem trabalhadas essas nuances, podem acrescentar bastante ao personagem e à produção como um todo.

Claro que, até agora, tudo isso não passou de um desejo manifestado por Hayley. O último doutor, Peter Capaldi, está no posto desde 2014 e ainda deve levar um tempinho para sair. Só aí conjecturas como essas poderão começar a ser discutidas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here