A Internet achou um assunto semana passada, pegar no pé de Jennifer Lawrence sobre o sabão que deu em um jornalista. O ocorrido virou um trends mundial e apesar de não ter repercutido muito aqui no Brasil, nos EUA e em boa parte do mundo foi assunto. Se popularizou especialmente nas redes como twitter, vine e instagram.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Logo após ganhar o Globo de Ouro por Melhor Atriz em Comédia ou Musical pelo filme Joy, a digníssima J-Law foi para a entrevista coletiva nos bastidores, como manda o protocolo. Eis então que, para as câmeras da imprensa mundial, ela deu um sabão épico em um jornalista estrangeiro enquanto o mesmo começava uma pergunta. Ela disse em alto e bom som para ele não viver atrás de seu celular e que ele tinha que viver no agora. Após algumas risadas ele tentou fazer a pergunta de novo, indagando como ela se via agora para a noite do Oscar, ela retrucou dizendo que se ele saísse do celular veria que estão no Globo de Ouro. E claro, escrevendo assim, parece até que ela soou mais babaca que nossa apresentadora do Youtube, Izadora Jayme. Mas, antes de discutirmos isso, veja o vídeo na íntegra.

A mídia como um todo, não apenas jornalistas, mas várias pessoas no twitter entraram em uma onda de criticar pesadamente a atitude de Jennifer Lawrence por “expor” o jornalista em público para o mundo, como uma crítica em tom de deboche. Na sexta passada (15), Anne Hathaway escreveu em seu Facebook defendendo a amiga e colega Jennifer Lawrence:

Querida Internet, se tornou bem claro que a “reprimenda” de Jennifer Lawrence foi tirada de contexto e que ela estava claramente brincando com um jornalista que estava de fato usando seu telefone para tirar fotos dela.

Não vamos continuar esta comum, mas triste, prática de construir pessoas – especialmente mulheres – apenas para ferozmente destruí-las quando notamos que elas se enganaram. Jennifer é uma linda, talentosa, muito bem sucedida, popular e jovem mulher INDICADA PARA QUATRO OSCARS.

Por favor, não a punamos por estas coisas.

Sinceramente, Uma fã de J-Law

Dear the Internet,It’s become pretty clear that the Jennifer Lawrence “scolding” was taken out of context and that she…

Posted by Anne Hathaway on Friday, January 15, 2016

Então amigos, vamos rever aqui os fatos. Temos uma estrela em ascensão que já foi invadida pela mídia e por pessoas inescrupulosas anteriormente. Também temos uma construção de uma persona forte e que superou uma grande violência sexual “em praça pública” com o escândalo chamado The Fappening. Até mesmo fizemos alguns comentários no nosso canal do Youtube com a apresentadora convidada, Laize Azevedo. E agora a mesma mídia e o “mesmo público” a condenam por repreender um jornalista, o qual inclusive estava usando da sua imagem para fins pessoais. Em que lógica se encaixa esse tipo de comportamento senão por um bullying social encaixado em uma lógica machista? No mínimo é o padrão tendencioso de uma mídia fadada a recriminar mulheres em Holywood que esteja pensando “fora da casinha”. Jennifer Lawrence é conhecida por não manter protocolos, dar declarações contundentes tanto sobre o comportamento da mídia, quanto da indústria. Isso acontecer na premiação criada por jornalistas não deve ser de tudo coincidência.

Pode parecer teoria da conspiração, mas uma pessoa que não fosse Jennifer Lawrence seria recriminada dessa forma? Teria toda essa repercussão? Seria analisada sob esse mesmo prisma? Fica a pergunta para a discussão caso queiram pensar na forma como tratamos as mulheres em geral. Também fica para a reflexão, sobre como a mídia trata aquelas que militam, mesmo que discretamente, por melhores condições. E se ainda acharem que, depois de todos esses fatos, ela merece ser alvo dessa crítica, por favor digam nos comentários qual o motivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here