Jessica Jones estreia hoje, dia 20, na Netflix, e mesmo com todos os trailers, pôsteres animados, e demais materiais de publicidade servindo de introdução à personagem, acredito que há muita coisa que falta ser passada para a galera que não nunca tinha ouvido falar dessa garota até agora.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Então resolvi ser legal e redigir essa introdução para a detetive mais atormentada de Hell’s Kitchen, onde falarei um pouco sobre a origem da moça nas HQs, seus poderes e algumas outras curiosidades, como as várias referências que são feitas à outros heróis da Marvel em suas histórias. Também comentarei um pouco sobre como esses elementos vão se traduzir na série.

603549

Alias

Jessica Campbell Jones é uma personagem relativamente nova no universo Marvel. Seu debut foi no volume 001 da HQ Alias, lançada em novembro de 2001, mas vale mencionar que sua primeira aparição em uma história da Marvel já havia sido registrada a muito tempo antes disso. Explicarei mais à frente.

Alias foi escrita pelo mestre Brian Michael Bendis, com os traços de Michael Gaydos, e foi o primeiro periódico a ser lançado na editora usando o selo MAX, que passaria a classificar as histórias da Marvel que eram pesadas demais para serem publicadas na linha regular, mas que também era boas demais para ficarem engavetadas.

O que esperar do seriado em relação à isso?

Já que o seriado estará usando Alias como base de sua primeira temporada, podemos esperar bastante referências ao texto de Bendis, com falas repletas de humor sagaz da parte da nossa protagonista – interpretada pela competente Krysten Ritter – e, assim como a HQ, a série de Jessica Jones vai abordar temas bem pesados como alcoolismo, sexo, e diversas formas de abuso. Se acharam a série do Demolidor sombria, preparem se para um novo tipo de obscuro.

4080936-4170681210-jessi
Jessica Jones ia falar com Peter Parker, mas a aranha chegou primeiro.

Sua origem

Jessica Jones era uma menina normal até que o dia em que ela viaja com seus pais e irmão até a Disneylandia – o evento foi uma cortesia do patrão do pai de Jessica, senhor Tony Stark. No caminho até o parque, o veículo da família se envolve em um acidente com um caminhão que carregava produtos tóxicos. Toda a família Campbell morre no incidente, exceto Jessica, que fica em coma por um longo período. Ela desperta do coma no momento em que uma enorme quantidade de energia é dissipada, decorrente de uma batalha entre os heróis da Terra e Galactus. Depois disso Jéssica é levada para um orfanato onde será adotada pela família Jones.

O que esperar do seriado em relação à isso?

O foco da temporada será na fase adulta de Jessica, quando ela tenta se estabelecer como detetive particular após a tentativa frustrada de atuar como super-heroína. Uma menção à sua adolescência pode surgir por meio de um diálogo expositivo ou algumas cenas de flashback.

jessicajones_2
Krysten Ritter é Jessica Jones.

Poderes

Obviamente, o acidente com os produtos tóxicos concederam à Jessica poderes sobre-humanos. Após o coma, a garota descobre que possui super-força, resistência física elevada e a capacidade de voar. Entretanto, Jéssica não se garante muito com a terceira habilidade. Como ela mesmo já disse em uma edição da HQ Alias, Jones “não é boa na aterrissagem.” Mas isso não a impede de adotar o nome de Safíra (Jewel) e passar a combater o crime fantasiada ao lado de heróis como a Capitã Marvel entre outros.

O que esperar do seriado em relação à isso?

O show vai expor as habilidades de Jessica aos poucos, isso estabelece um pouco de mistério à personagem. Veremos demonstrações mais simples de super-força,como uma simples erguida de carro usando uma mão, e em outros momentos Jessica pode dar um “super-pulo” para chegar em algum lugar, sugerindo que ela está usando sua capacidade de voar.

f3b7859ccdd2d7e0b388a9167e2f3d9a_XL
Fun Fact: Deadpool quase foi babá da filha de Jessica com Luke Cage.

Personagens secundários

Essa é uma das coisas mais legais à respeito de Jessica Jones. A história dessa mulher – da pré-adolescência até sua fase adulta, quando ela se casa e vira mãe  – está interligada com à de vários outros personagem do universo Marvel. Além da relação mais direta com Luke Cage, que também ganhará um série pela Netflix, a super-heroína também teve contato de outras personalidades Marvel. Impossível não se surpreender quando descobrimos que Jessica Jones estudou no mesmo colégio que Peter Parker (fato registrado numa das edições mais antigas da HQ do Aracnídeo) e que ela tinha uma crush na adolescência pelo Tocha Humana.

O que esperar do seriado em relação à isso?

Pouca coisa. Apesar da Marvel deter os direitos sobre quase todos os heróis que aparecem em Alias, como Capitão América, Feiticeira Escarlate e Capitã Marvel, as chances de termos alguma participação deles na série é quase nula. A tendência é que, apesar dos universo da Marvel nos cinemas estar relacionado à todas as suas séries, as participação especiais dos personagens, entre os formatos, fique cada vez mais restrita. Mas isso não chega a ser um problema, graças ao elenco secundário de Jessica Jones, que conta com personagens interessantes o suficiente para garantirem uma boa primeira temporada. Destaque, é claro, para o vilão da historia: Zebediah Killgrave.

12278083_913456462076193_1816056585_n

O vilão

O Homem-Purpura tem a habilidade de controlar qualquer pessoa mentalmente, usando os feromônios que saem da sua pele. Foi ele que fez Jessica Jones abandonar a carreira de super-heroína, após mantê-la sobre seu controle por meses, onde Jessica seria torturada física e mentalmente por Killgrave, além de trabalhar como seu capanga. Após quase matar a Feiticeira Escarlate, devido o controle do Homem-Purpura, Jessica é caçada pelos Vingadores, onde ela também é quase morta pelo Visão, que era casado com a Feiticeira. Após despertar do seu segundo coma, ela decide largar o uniforme de Safira e se torna detetive particular, que é mais ou menos quando a história de Alias começa.

O que esperar do seriado em relação à isso?

Killgrave será interpretado por David Tennant, a décima incarnação de Doctor Who, fato esse que tem colocado as expectativas lá no teto, devido o talento do ator escocês. Tennant consegue trazer uma maldade pura ao personagem, apresentando uma pessoa mesquinha e sádica, que enxerga as demais como meros fantoches. E é na figura de Jessica que ele alcança seu maior fetiche, ao manipular um ser tão poderoso, com tamanha facilidade, até que não reste mais nada da sua força.

Então é isso galera!

Espero que agora vocês estejam um pouco mais inteirados sobre Jessica Jones, dessa forma poderão aproveitar melhor a maratona de episódios que está à frente. Só não esqueçam de voltar aqui depois e comentar o que acharam da série, ok?

what-you-need-to-know-about-jessica-jones-713031

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here