Logo de cara quando me avisaram que eu poderia falar sobre o que eu quisesse nessa coluna eu decidi falar de fanfics. Essa foi uma das maneiras que eu encontrei de me inserir no mundo da literatura e da nerdice. Posso apostar que muitos de vocês eram ávidos leitores ou autores e que tinham uma conta fake só pra poder ler fic e comentar duas vezes no orkut! Eu devo confessar que tive um fake para postar as minhas fics (sempre inacabadas, menos as oneshots e songs) e para comentar duas vezes em fics que eu gostava.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Mas acredito que muitos ainda não tiveram o prazer de mergulhar nesse universo tão divertido e gigante! Lembro que tinham muitas comunidades no orkut que acabaram virando sites para postar fics, como o fanficobssession e o fanfiction.net, e o melhor de todos: fanfic.potterish.com (que agora redireciona pra Floreios e Borrões, mas dá na mesma) porque fala só de HP! Minhas fics favoritas sempre foram e serão de Harry Potter, já que sou uma potterhead. Os marotos sempre chamaram a minha atenção, então minhas leituras eram voltadas para eles. Ou em alguns outros ships de HP, como Gina/Draco. No começo sempre rolava aquele preconceito, mas acabei perdendo porque achei fics bem legais deles.

Eu acho que estou indo meio rápido, né? Para vocês que não sabem o que são as fanfics eu vou dar uma miniaula aqui para vocês. O termo fanfic deriva da palavra fã e da palavra ficção, ou seja, são histórias fictícias criadas pelos fãs, usando personagens já existentes ou personalidades da vida real (como bandas ou famosos em geral) sem fins lucrativos, apenas para a diversão e vontade de ler/escrever. Como dito anteriormente, sou uma potterhead e comecei a entrar no mundo das fics por causa de HP. Uma coisa curiosa é que muita gente toma o gosto por escrever lendo fanfics, aí fica inspirado e cria sua própria história e logo toma gosto pela coisa. Eu comecei a ter essa paixão por escrever após estrar nesse mundo e não me arrependo. Claro que as fics têm seus defeitos. Quando comparadas a um livro, elas nunca têm a maturidade de um escritor mais velho e acabam focando em coisas desnecessárias, como a música que a personagem estava ouvindo, ou a roupa que ela estava usando e ter que ir buscar no google uma foto para combinar com a descrição. Ou ainda das autoras de NC-18 empolgarem nas cenas explícitas… Apesar disso, as fanfics sempre terão esse gostinho de nostalgia.

Voltando a nossa miniaula, vou falar sobre os tipos existentes de fics: as longs, as shortfics, as oneshots e as songfics.

As longs são o tipo clássico de fic: eternas. Como assim? Ela é uma história gigantesca, mas que se a autora for boa, você nem vai se importar de ler 500 posts e ainda vai querer mais. Claro que elas têm um fim.

As shortfics são parecidas com as longs, mas elas não se estendem demais, geralmemente em uns 5 capítulos. O bom é que você não precisa ficar esperando a autora postar todo dia, porque a fic acaba mais rápido, mas é claro que é emocionante seguir o dia a dia de uma fic.

As oneshots são as fics de um post só, ou seja, toda a história tem começo, meio e fim em um post único e pronto, acabou. Eu gostava muito de ler essas porque não queria ficar ansiosa esperando uma fic acabar. Ou eu pegava shortfics pra ler, ou oneshots, ou fics já concluídas.

O último tipo é a songfic, e como o próprio nome diz, ela vem acompanhada de uma música. Geralmente é que nem a oneshot, um post só, mas a diferença é que ao longo do texto vem a letra de uma música, como uma trilha sonora.

Draco e Gina

Outro detalhe bem legal das fics são os pares românticos, que entre os leitores são conhecidos como ships. No caso dos marotos, você pode fazer uma fic em que o ship (o casal) seja Lily/James, ou ainda Lily/Snape. No universo de HP me surpreendi com Gina/Draco, que eu achava que seria podre mas deu super certo pela linha tênue do amor e ódio entre os personagens. Já cheguei a ler uma fic que misturava o universo de HP com o Jack Frost e a Elsa como alunos de Hogwarts, e eles eram o casal tema, e foi super legal só pra constar (a fic se chama “My Slytherin Girlfriend”). Então não tenha medo de explorar diferentes ships, apesar de ter uns bem estranhos como Faustão/Selena Gomez. Sim, eu encontrei uma fic assim; não, eu não li; sim, eu acho isso bizarro, mas ok. Cada um com sua maluquice.

A última coisa que tenho para explicar é a questão da realidade alternativa e do universo alternativo que nas fics aparecem como RA e UA, respectivamente. O legal de ler fics assim é misturar universos que já conhecemos, como no caso que eu citei da fic da Elsa e do Jack Frost em Hogwarts; ou ainda de realidade alternativa como os marotos inseridos em um mundo sem magia. Também são fics divertidas porque tiram os personagens que você gosta de um universo que você já está acostumado.

Ah! Antes que eu esqueça, é importante falar das classificações indicativas. No começo de toda fic, logo quando ela é postada vem um quadro com várias informações: título, gênero da fic (drama, romance, comédia), tipo de fic (long, short, oneshot e songfic), se tem RA ou UA e a classificação indicativa. Elas costumam aparecer como NC ou PG e a idade que as pessoas teriam que ter para ler a fic. Só relembrando que nas NC-18, as autoras podem ser bem explícitas em algumas cenas, if you know what I mean.

Fred Weasley

E para encerrar esse post longo, queria comentar uma experiência super legal que tive com as fics. Eu lembro de ler uma fic INCRÍVEL em que a autora se colocou dentro da história. O universo era de Harry Potter e ela tinha recebido a carta dela atrasada e foi pra Hogwarts com 13 anos. A escolha do par romântico também foi bem legal e inesperada: a autora e o Fred Weasley. Achei a fic muito fofa e acabei ficando amiga da autora! A gente se conheceu no orkut e acabou trocando msn, facebook e a gente conversava sempre. Só de lembrar dessa fic dela fico com vontade de ler de novo… E pra quem ficou curioso ela se chama “Os ruivos são os melhores!”.

Então fica aqui o meu tchau e até a próxima, porque agora me deu uma vontade de ler fic! Beijo grande, meus fofos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here