Há tempos que Hollywood não investe mais em filmes natalinos, mas deveria. Faz muita falta a época em que o cinema trazia o espírito de final de ano em filmes como O Estranho Mundo de Jack um Um Duende em Nova York e um dos principais exemplares do gênero é Esqueceram de Mim, que, ao longo dos anos 90, era o programa de Natal da TV brasileira, junto com ET, de Spielberg.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Esqueceram de Mim foi um grande fenômeno de bilheteria em 1990, e uma continuação foi inevitável. A boa notícia é que a essência se manteve a mesma, equipe e elenco foram os mesmos e fez ampliar o já consolidado universo do primeiro filme. Então, no final do ano de 1992, chegava aos cinemas, Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York.

Esqueceram de Mim 2
Desta vez a família de Kevin não o esquece em casa como no primeiro filme, o garoto se perde da família no aeroporto onde sua família passaria o Natal na Flórida, mas ele vai parar em Nova York. Lá na Big Apple, Kevin, que está com a carteira de seu pai, aluga uma suíte em um hotel luxuoso, torra o dinheiro com guloseimas e até passeia de limusine. Porém, a dupla de criminosos que queria invadir sua casa no primeiro filme está em Nova York e planeja assaltar uma loja de brinquedos na véspera de Natal.

O filme melhora em tudo o que já era bacana no primeiro filme, que se passava, basicamente, em apenas uma locação. Já em Perdido em Nova York, há diversos pontos turísticos, o que muitos podem interpretar como devoção a uma das maiores metrópoles do mundo, mas que só mostram a imensidão e loucura da época do final de ano.

A excelente trilha sonora de John Williams tem esse espírito natalino: é melancólica nos momentos em que o roteiro exige e jovial nas cenas cômicas, que não são poucas.
Quem dirige este filme é Chris Columbus, que já havia dirigido o filme pioneiro da franquia e que dirigiu também os dois primeiros filmes da franquia Harry Potter. Há uma boa direção de atores, embora o elenco não exija muito, que pôde contar com um bom roteiro do saudoso John Hughes, que também é produtor no longa.

Hughes dirigiu, nos anos 80, filmes como Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado, e em Perdido em Nova Yotk seu foco muda da adolescência para a infância: ainda existe a questão do bullying, sobretudo entre Kevin e seus irmãos e com os adultos em segundo plano, alheios ao que está acontecendo e com problemas de diálogo com seus filhos. Além da visão infantil do mundo ao redor dele, o personagem principal do filme não depende do adulto para se virar, mas sente falta de seus pais justamente na época em que deveria passar o tempo com eles.

Nesta continuação, há um fator mais humanitário na trajetória do nosso protagonista: o dono da loja de brinquedos em questão pretende doar o valor arrecadado nas vendas de Natal para a caridade, o que causa um ímpeto maior de Kevin em deter os bandidos. Há também a amizade entre ele e uma moradora no Central Park, que não só é um grande exemplo a todos nós para não julgarmos pelas aparências, como também uma lição de vida que torna o filme extremamente comovente.

Esqueceram de Mim 2

Quem faz a moradora é Brenda Fricker, que venceu o Oscar de Atriz Coadjuvante em 1990 por Meu Pé Esquerdo, mas que infelizmente não teve uma carreira muito consolidada.
Dificilmente este filme seria aceito hoje em dia, mesmo sendo um produto supostamente para o público infantil: há muito humor físico aqui, sobretudo com as armadilhas que o Kevin faz com a dupla de bandidos; o filme se passa em Nova York e com muita devoção à cidade, o que pode ser interpretado como propaganda capitalista ou consumista, já que a loja de brinquedos também é um personagem importante do filme.

Esqueceram de Mim 2

Também há pouca representatividade: quase todo mundo aqui é loiro, e mesmo a presença feminina é diferente dos dias atuais, como a mãe do Kevin (depende do filho e marido), a moradora do parque (pode ser considerada estereotipada) e até uma figurante que é assediada pela dupla de criminosos.

Temos até a presença do atual presidente americao, Donald Trump, interpretando ele mesmo em uma ponta.

Mas é injusto avaliar este filme com o olhar crítico de hoje, que tinha como uma das principais virtudes, a inocência em apresentar o ponto de vista de uma criança e que moldou o caráter de muitos que cresceram na época.

Esqueceram de Mim 2

É uma pena que Macaulay Culkin não tenha tido uma carreira consolidada na vida adulta, sobretudo com os problemas com drogas e com a família (seus pais exploravam sua fortuna). Dá um pouco de medo, neste sentido, com o elenco mirim de Stranger Things, sobretudo com Millie Bobby Brown e seu, digamos, crescimento precoce.

Esqueceram de Mim 2 foi um grande sucesso em 1992, custou 20 milhões de dólares e faturou 358 nas bilheterias mundiais. Naquele ano, só ficou atrás de Aladdin e na frente de blockbusters como Batman – O Retorno, Alien 3 e Máquina Mortífera 3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here