Há algum tempo eu vinha planejando começar a escrever uma série sobre grandes mestres da 9° arte, podia falar de toda a invasão britânica nos anos 80 que mudou os rumos dos quadrinhos estadunidenses, podia falar de como Will Eisner praticamente criou os quadrinhos modernos e criou o termo graphic novel, podia falar de Frank Miller, Mark Waid, Ed Brubaker, Kurt Busiek e tantos outros, mas hoje vamos lembrar de um nome especial: Darwyn Cooke.
Darwyn-Cooke-

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

 

Infelizmente Cooke nos deixou no último sábado dia 14 aos 53 anos com uma variação agressiva de câncer. Com uma visão única sobre o que são os super heróis, ele acreditava que deviam representar a inspiração que eles nos passam quando éramos crianças, a motivação para podermos alcançar nossos objetivos em busca de um bem maior, sua maior obra representa exatamente isso. DC- A Nova Fronteira, a história que se passa entre os anos 60 na era dos heróis pré-spandex faz uma ponte entre a Era de Ouro e a Era de Prata, época mais simples das histórias em quadrinhos, com essa HQ ele ganhou quase todos os prêmios possíveis incluindo Eisner e rendeu à DC a primeira animação baseada em suas histórias.

Mas Cooke não era considerado um grande artista apenas por suas contribuições nas HQs. A série animada do Batman dos anos 90, aquela mesma que você via quando criança, teve seus storyboards desenhados por Cooke, não preciso nem dizer a influência que ele tinha no estilo gráfico da série ne?! A série Batman Beyond ou Batman do Futuro também tem o dedo de Cook, ele desenhou e animou a abertura, que diga-se de passagem é uma obra por si só.

Fases brilhantes de sua carreira também passam por obrar como seu crossover do Spirit com Batman, Before Watchmen e a série da Mulher Gato que desenhou e que teve roteiros de Ed Brubaker. É uma pena perdê-lo tão novo, seus melhores anos ainda estavam por vir. Ficaremos com seu legado e com uma sensação de que seu trabalho sempre poderá nos levar a uma Nova Fronteira.

“Nós não estamos aqui para amaldiçoar a escuridão, mas para iluminar com a luz de uma vela que possa nos guiar através da escuridão para um futuro são e salvo” Darwyn Cooke

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here