Oi, gente! Eu sou a Mariana Gramacho e esse é o Nerdista!! Hahaha… Não estamos no YouTube. Apesar de ser apresentadora do canal, esse ano o Nerdista vem com uma proposta muito legal de integração. Criaram um espacinho para nós, apresentadores, escrevermos aqui no site assuntos de nosso gosto que tenham relação com o mundo nerd. Cada semana um de nós irá divagar por aqui.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Sejam bonzinhos comigo, por favor. Então, vamos lá!
Essa semana, eu li que a atriz que inspirou o design de Jill Valentine no remake de 2002 alegrou os fãs com a divulgação de suas fotos fazendo cosplay da personagem. Julia Voth disse em uma entrevista que um cosplay de Jill era o maior pedido de seus fãs e que está muito feliz com a repercussão.

Aproveitando a deixa, você alguma vez já se perguntou de onde surgiram as ideias para personagens tão icônicos dos jogos? De personalidades históricas a ícones da cultura pop, tudo serve de inspiração e referência para se criar um personagem caricato e marcante, desde uma característica física até traços de personalidade.

Depois de pesquisar, separei alguns exemplos de inspirações curiosas que encontrei nessa terra chamada internet.

Robotinik – Roosevelt

Robotnik

O maior inimigo de Sonic, Robotinik, foi baseado em uma fusão bizarra entre um ovo e ninguém mais ninguém menos que Theodore Roosevelt, o 26º presidente dos Estados Unidos.

Em 1990, a SEGA queria um personagem para substituir o Alex Kidd como mascote da companhia. Uma caricatura de Roosevelt foi proposta como base para o design juntamente com um ovo. Não me perguntem de onde tiraram essa ideia do ovo.

Além do bigode e do nariz avantajado, Eggman e Roosevelt compartilharam o prazer pela caça de bichinhos na floresta, com a única diferença que Robotinik transformava as criaturas em robôs do mal.

Ellie e Jodie Holmes – Ellen Page

Ellie e Jodie Holmes - Ellen Page

Não basta apenas inspirar uma personagem: Ellen Page inspirou a criação de duas, Jodie Holmes de “Beyond: Two Souls” e Ellie de “The Last of Us”. Todo mundo sabe que Page foi a inspiração para Jodie e ela inclusive deu vida à personagem por meio de captura de movimento. A atriz, contudo, disse que não gostou muito da garota desenvolvida pela Naughty Dog pelo simples fato da empresa não só ter “arrancado” muitas de suas características físicas, mas também por existir o jogo da Quantic Dream. Se até a própria Ellen Page achou Ellie parecida consigo, acho que tem caroço nesse angu.

O que é inegável é que, mesmo depois de várias atualizações, Ellie ainda se parece muito com Page e tanto ela quanto Jodie são muito lindas.

Kratos – Ed Norton 

Kratos - Ed Norton

Quem diria que um personagem da Grécia mitológica teria sido inspirado em um nazista? Kratos, provavelmente um dos personagens mais insanos dos jogos de ação, teve sua aparência baseada em um personagem nazista interpretado por Edward Norton.

Nas palavras do criador de Kratos, David Jaffe:

“Demorou bastante tempo para acertar como seria a aparência do Kratos. No final pegamos como inspiração Edward Norton no filme American History X, onde ele interpretou um Nazi. Existe uma cena onde os policiais o prendem e você vê como ele esta musculoso e definido. Eu mostrei essa cena para o artista e disse ‘Ok, essa sensação de poder e agressão que você acabou de ver na face dele (Ed), tem como pegar essa essência que ele está exalando e de alguma forma transformar em um personagem que se encaixe na Grécia mitológica?'”

Mesmo ignorando todo o contexto de ambos e arriscando tudo por apostar a aparência de seu personagem heroico em um nazista, as características marcantes acabaram por fazer muito sucesso e criaram uma identidade até hoje única. As marcas no corpo, por exemplo, representam seus passados vergonhosos e violentos e a busca por redenção.

Samus Aran (Metroid) – Pelé e  Kim Basinger 

Samus Aran (Metroid) - Pelé e Kim Basinger

 E Pelé é o Brasil nessa lista. Quem vê Samus Aran nem imagina que o seu sobrenome foi inspirado no rei do futebol. Aran vem de Edson Arantes do Nascimento, o nome verdadeiro do jogador brasileiro.

E sua aparência sem aquela armadura gigante, com cabelos longos e loiros, foi baseada na atriz Kim Basinger.

Fei Long, Liu Kang, Marshal Law, Hitmonlee – Bruce Lee 

Bruce Lee

E com toda certeza a figura que mais está presente em jogos é o famoso lutador Bruce Lee. É praticamente impossível imaginar um jogo de luta e não encontrar algum personagem com suas características, não apenas físicas, mas também na forma incomparável de lutar. De Mortal Kombat (Liu Kang) a Pokémon (Hitmonlee), porrada é com ele mesmo. 

Esses são alguns exemplos de inspirações. A lista é enorme e a fonte de possibilidades é inesgotável. Se você conhece mais personagens inspirados em personalidades interessantes, comenta aqui embaixo. Se você sabe de alguém que inspirou algum jogo/filme recente, diz ai.

E bem, eu estou muito feliz por ter recebido esse espacinho aqui. Obrigada e até breve!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here