Nitidamente observamos todos os dias que os esportes eletrônicos estão aumentando, tanto em público, quanto em remuneração, patrocínios e cyber atletas. Temos um número grande de jogos que são competitivos para diversos gostos como FPS e MOBA. Mas você sabia que jogadores profissionais ganham salários para jogar competitivamente? Além é claro do salário fixo, alguns jogadores recebem também apoio de patrocinadores e premiações de campeonatos.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Os jogadores mais famosos já são considerados milionários pela quantidade de premiações e remuneração que ganham. Por exemplo, em 2015, meados de maio, saíram notícias com os 15 atletas mais bem pagos do mundo, a maioria deles jogam Dota 2 e não tinha brasileiro na lista.

Mas hoje eu quero dar uma notícia super bacana, que é um grande pulo para o cenário brasileiro de esportes eletrônicos. A FUMEC de Belo Horizente (MG), irá montar uma equipe de League of Legends com remuneração através de uma seleção feita pela universidade. Os jogadores selecionados terão contratos de estágio durante 6 meses e receberão bolsas de R$788,00 mais vale-transporte.

Obviamente que para se inscrever terão alguns requisitos como, por exemplo, estudar na universidade em um dos cursos selecionados pelos administradores do projeto. O criador Allan Borges, ex-aluno da universidade, afirmou que o projeto é iniciante para a instituição agregar mais conhecimento sobre esse assunto, porém ele completa que o time selecionado disputará também competições brasileiras. Além disso ele pretende também expandir para outros jogos, caso dê certo.

O que eu não achei legal desse projeto da FUMEC é essa restrição de só alguns cursos ”relacionados” poderem participar da seleção. É como se só as pessoas dessas áreas fossem envolvidas com o e-Sports. Eu já vi estudantes de medicina jogarem, engenheiros, advogados e é claro, eu mesma, que sou do ramo da publicidade. Então realmente não sei o porquê dessa restrição, mas tudo bem, já é algum início para um país que está sempre bem atrasado nos esportes eletrônicos, não é mesmo?

Vamos combinar que acontecer algo assim no Brasil ainda é um choque para nós, mas lá fora, em países mais desenvolvidos em relação aos e-Sports, é algo normal para o público. Por exemplo, no começo do ano passado saiu uma notícia sobre o Japão abrir um curso de e-Sports na Tokyo School of Anime (escola especializada em dublagens e animações), o curso seria para as pessoas que querem se tornar profissionais na área dos esportes eletrônicos, porém não garantia canudo e conhecimento em programação de jogos.

Algo parecido aconteceu na Noruega no começo desse ano, onde uma escola pública chamada Garnes Vidaregåande Skule adicionou no currículo escolar aulas de e-Sports, onde os alunos poderiam se matricular. Você deve estar pensando ‘’nossa, aula pra ficar jogando’’, não mesmo, meu querido, as aulas vão muito mais além do que você imagina. Além de trabalhar em cima do reflexo e da resistência, terão também treinamentos de força e dicas de nutrição para uma vida de jogador profissional saudável.

É claro que questões físicas de alimentação saudável e exercícios são bem importantes para a vida de um jogador profissional. Imagine você trabalhando em casa 8-10 horas por dia na frente do computador treinando? Com certeza não é nada fácil para quem quer ingressar nesse meio, realmente tem que gostar muito e ter muita força de vontade para não desanimar como eu desanimei.

Mas para todo o caso, parabéns para universidade FUMEC de Belo Horizonte (MG) e pelo criador do projeto Allan Borges. Esperamos com certeza muitos mais projetos desse nível e é claro, que dê certo. É sensacional uma universidade se envolver com este tipo de assunto que ainda é no Brasil desconhecido por muitas pessoas e conhecido por muitas outras como ‘’apenas um joguinho’’.

Gosta de Dota 2? Quer saber mais sobre coisas que acontecem no cenário internacional? Então leia o meu texto bombástico ‘’Coisas que você nem imagina no cenário de Dota 2’’

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here