A Framboesa de Ouro é um troféu que existe desde o ano de 1980 e “premia” os piores filmes do ano. É uma paródia ao Oscar mesmo, sobretudo porque os “vencedores” são anunciados um dia antes da cerimônia do Oscar.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

Poucos são os artistas que vão lá receber o prêmio, os mais conhecidos são Paul Verhoeven, por seu trabalho em Showgirls, em 1996. Ben Affleck, por Contato de Risco, em 2004. No ano seguinte foi a vez de Halle Berry pela pérola Mulher-Gato. Em 2010 foi a vez de Sandra Bullock por seu desempenho em Maluca Paixão.

Framboesa de Ouro 2017

 

Aliás, no mesmo ano, Sandra ganhou seu Oscar por Um Sonho Possível, ou seja, segundo os votantes, ela foi a melhor e pior atriz daquele ano. Muitos dizem – e com razão – que o Oscar é uma festa política, que os premiados não são exatamente os melhores e que há um jogo de interesses.

Já a Framboesa de Ouro nem é levada a sério pelo grande público. É divertido ver um filme ruim sendo destruído pela crítica e sendo premiado como o pior filme do ano. Aliás, muita gente nem sabe que o prêmio existe, sobretudo porque a imprensa não dá o mesmo destaque como dá ao Oscar. Mas, em 2017, a situação é um pouco diferente: a Framboesa ganhou um destaque maior. Isto porque ela indicou, para as categorias principais, aquele que é possivelmente o filme mais comentado do ano passado: Batman vs Superman. Ele dividiu opiniões e foi o principal responsável por várias discussões nas redes sociais e o debate interminável de Marvel x DC.

Forte concorrente ao Framboesa de Ouro 2017

 

Amado por uns e odiado por outros, Batman vs Superman volta a ser palco de discussões. Será que ele de fato merecia estar entre os piores filmes do ano? Será que isso foi uma jogada de marketing?

O marketing realmente existiu: um filme como esse traz publicidade ao evento e sem entrar no mérito se ele é ruim ou não, a Framboesa deste ano indicou alguns dos filmes que foram destruídos pela crítica e público e a grande maioria não foi bem de bilheteria. O outro filme da DC Comics do ano passado, Esquadrão Suicida, foi indicado a Pior Roteiro, que é confuso. Também foi indicado a Pior Ator Coadjuvante para Jared Leto, mal aproveitado, e o Oscar soube reconhecer uma das poucas qualidades do filme. Foi indicado a Melhor Maquiagem.

Esquadrão Suicida

 

Outros filmes indicados foram os desnecessários Independence Day 2 e Zoolander 2. Deuses do Egito e Tirando o Atraso são tão ruins que nem merecem uma nota de rodapé.

Alice Através do Espelho também foi nomeado a pior ator coadjuvante para o Johnny Deep, além de ter sido indicado a Pior Combo e Pior Seqüência. Até agora a Disney não entendeu o fracasso deste filme. É a continuação de um filme de sucesso e estreou no meio do verão americano. Apesar disso, deu um baita prejuízo e, por sorte, o estúdio recuperou a bilheteria em outros filmes.

Alice Através do Espelho

 

Outra presença que já era esperada foi As Tartarugas Ninja 2, que assim como Alice, não foi bem de bilheteria. Um terceiro filme, que estava nos planos da Paramount foi cancelado. Ele está indicado a pior sequência, mas a concorrência é grande contra nomes como Zoolander 2, Independence Day 2 e do próprio Batman vs Superman.

Mas na categoria de Pior Atriz ele tem grandes chances é tem um certo favoritismo aqui. Megan Fox foi lembrada por este papel aqui e é impressionante como ela sempre erra. É linda, carismática, simpática, mas é das piores (senão, a pior) atriz da atualidade. Não seria nenhuma surpresa, nem injustiça se ela ganhasse o prêmio. E, na iminência disso acontecer, ela poderia ir lá receber e fazer algum discurso memorável.

Uma coisa peculiar da edição deste ano é que, pela primeira vez, um documentário é indicado. Os Estados Unidos da Hillary é pura propaganda republicana. Tem grandes chances de sair como o pior filme do ano.

Documentário

 

E se eles não querem criar polêmicas, a saída pode ser premiar este documentário que ninguém viu.

Vale lembrar que Batman VS Superman não é o primeiro blockbuster a ir à Framboesa de Ouro. Flmes como Armageddon, Pearl Harbor e até o clássico O Iluminado já foram lembrados, mas saíram de mãos vazias.

Até o dia 25 de fevereiro, que serão anunciados os “vencedores”. Muita coisa pode acontecer. Façam suas apostas!

Framboesa de Ouro

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here