Saudades daquele tempo em que você ia no cinema e que era surpreendido com as cenas.

Assine nossa lista de e-mails para ter novidades nerds de alta qualidade, imediatamente, assim que forem postadas

A não ser que você seja uma daquelas pessoas que tem auto-controle – eu sei que é difícil por causa da ansiedade – isso de mostrar muita coisa tem um lado ruim que não sei se compensa o lado bom. O lado bom, é que deixa com mais vontade de ver o filme. O lado ruim, é que você sai do cinema com impressão que já viu aquilo e acaba perdendo o impacto! Eu entendo que os estúdios precisam divulgar o seu material para promovê-lo.  Mas será que precisa mostrar tanto assim? Isso acaba com a experiência do espectador. Os estúdios ficam soltando 5 trailers, mais 10 comerciais de tv e clipes. Por exemplo, Capitão América: Guerra Civil, não precisam ficar fazendo isso, porque muita gente já irá ver o filme.

Um outro bom tipo de marketing é propaganda boca a boca.  Na época que não tinha internet era assim. Quando uma pessoa já viu o filme e fica falando para as outras. Mesmo que a pessoa não tenha interesse de ver por causa dos trailers, mas a opinião dos outros já ajuda muito na bilheteria. Faz que desperte o interesse no espectador. Isso é, se a pessoa for boa de lábia (óbvio).

Tem diretores que têm manias horríveis, filmes que nem estrearam ainda e já ficam falando sobre a cena, como fizeram com Batman vs Superman – saiu o teaser mostrando o Superman  tirando a máscara do Bruce Wayne. Quando fui ver no cinema tirou todo o impacto.  Pra que ficar contando? Deixa o público se surpreender. Não precisa ficar falando. Fale sobre alguns mistérios, depois que todo mundo já viu. Porque não fala sobre easter-eggs? É tão legal falar sobre isso, porque você fica tipo: “Nossa, não tinha reparado nisso”. Está aí uma boa estratégia de marketing, porque assim a pessoa vai ao cinema pra ver de novo e então reparar nos detalhes. Um filme que me surpreendeu muito ano passado foi “Star Wars: O Despertar da Força”. O trailer lançado era aquele tipo de trailer que mostrava algumas coisas, mas também não falava nada. Depois do último trailer, não vi nenhum comercial de tv e posso dizer, que tive uma experiência incrível.  Experiência q não tive em “Batman vs Superman”, infelizmente. Mas mesmo assim, achei o filme muito bom. Vai ver que foi por isso que tinha tantas críticas negativas. Bom, não sei. Mas espero que um dia Hollywood aprenda a lição de não mostrar tanto. Use uma outra estratégia para atrair o público, por favor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here